Com que sapato eu vou?

Queridas leitoras, temos uma novidade para vocês: Patrícia Gusmão, empresária e diretora da Madame Valentine, conversou com Danielle Barg, repórter do portal Terra, sobre dicas de como usar o sapato certo, de acordo com a ocasião, além das famosas apostas para cada estrutura física sem medo de errar. Além de Patricia, a matéria também contou com a participação da estilista e CMO da Shoes4you, Priscilla Whitaker.

O sapato, objeto de desejo de nove em cada dez mulheres no mundo, vive se reinventando. Os clássicos prevalecem; as novidades vêm e vão; os práticos são constantes e os luxuosos enchem os olhos e esvaziam os bolsos das viciadas neste acessório feminino.

Existem muitos tipos e para diversas ocasiões, sendo que um mesmo modelo pode vir com saltos diferentes e ganhar uma cara completamente nova. De acordo com Patrícia Gusmão, empresária e diretora da Madame Valentine, o sapato é essencial para o look. “É com essa peça que ‘fechamos’ o visual. O sapato ajuda a dar a postura correta, altiva, que mostra a confiança e o poder daquela mulher”. A empresária concorda que o scarpin é um dos maiores coringas do guarda-roupa feminino. “Quer ser chique? Jeans, blusinha, cardigã e scarpin. Quer ser moderna? Short de cetim, meia fio 40, camisa branca e scarpin. Quer ser despojada? Skinny, blusinha e scarpin”, dá a dica.



Confira alguns tipos de sapatos ostentados por famosas, das ruas aos tapetes vermelhos, e saiba para quais ocasiões são mais indicados.
 
  
 (Foto: Getty Images)

Scarpin: de acordo com Patrícia, um scarpin "vai do trabalho à festa sem qualquer problema, desde que bem conservado e ainda consegue dar um ar chique à roupa do dia a dia". Para quem tem dúvida quanto ao tamanho do salto, ela indica os grossos nos dias mais frios e nos ambientes menos formais e os altos e finos em eventos sofisticados. "No verão, aposte nos saltos baixos, anabela e com design divertido, quebrando a seriedade do modelo"; a cantora e atriz Jennifer Lopez optou por um modelo com brilho.



(Foto: 2012 Tim Mosenfelder) 

Peep Toe: Patrícia explica que o peep toe tem como característica a abertura frontal, que deixa ao menos dois dedos de fora, aparecendo. "Para usar um peep toe é preciso estar com os pés em ordem , lembra a especialista. Ela ressalta que o modelo pode ser encontrado em vários modelos e estilos e pode ser usado tanto nos dias mais quentes quanto no inverno, pois aceita a combinação com meia-calça; Britney Spears coordenou o spato dourado com o tom do vestido.



 
(Foto: Getty Images)

A cantora Beyoncé também apostou em um peep toe básico, equilibrado com o brilho da roupa. De acordo com Patrícia, o modelo também é um m dos modelos preferidos das noivas "e fica lindo quando revestido com tecidos nobres".


 (Foto: Getty Images)
Sandálias de salto alto: as sandálias de salto alto podem vir com saltos grossos ou finos, mas sempre deixam boa parte do pé exposto. "Combina com tudo, com qualquer tipo de roupa, ou material, mais ainda são mais indicadas para eventos mais formais", afirma Priscila. Ela dá a dica para as mulheres que têm as pernas mais grossas. "Evitem as sandálias com tiras, pois achatam a silhueta"; a atriz Jennifer Aniston posou para os fotógrafos com uma sandália alta e bastante feminina.


 (Foto: Roberto Filho/AgNews)
 
Sandálias de salto alto baixo ou médio: mais indicadas para o dia-a-dia. "São ótimas opções no dia em que se tem um happy hour", observa Priscila; na foto, Paola Oliveira mostra um modelo mais confortável e básico

(Foto: Roberto Filho/AgNews)
 
Meia pata: de acordo com Priscila, a meia pata é um tipo de plataforma externa ou embutida que fica na parte da frente do solado, embaixo. "Vieram para dar mais conforto aos sapatos mais altos. São mais indicados para a noite, com vestido e com saia. Fica super sexy"; Thaila Ayala é uma das famosas que já aderiu à tendência.



(Foto: Roberto Filho/AgNews)
 
Sabrina Sato optou por uma sandáia de salto médio, meia pata, compondo um look com calça estampada.




 (Foto: AgNews)

Ankle Boot: "As botas de cano curto e salto alto começaram a fazer sucesso há alguns invernos atrás e nunca mais se despediram", observa Patrícia. Segundo a especialista, o modelo pode ter salto grosso ou fino, tachas, franjas e recorte peep toe, amarração, entre outros. "São ótimas para combinar com looks variados e ainda conferem um ar moderno ao visual. 

É a cara da mulher contemporânea e descolada e fica lindo quando combinada a uma meia da mesma cor", indica; Carol Castro conseguiu um ar moderno combinando o acessório com saia de couro.



 (Foto: Anderson Borde/AgNews)


 Botas: muito em evidência durante o inverno, as botas podem ser combinadas com saias, vestidos e calças. "O tipo de bico, redondo, quadrado ou triangular, varia de acordo com o gosto de cada mulher, lembrando que o quadrado costuma transmitir menos formalidade ao visual", observa Patrícia; Milena Toscano apostou no estilo "cowboy".


  (Foto: Marcus Pavão/AgNews)


Quanto aos canos, Patrícia segmenta de acordo com a estatura da mulher, para ficar mais elegante. "Cano médio é indicado para mulheres altas e medianas , por cima da calça, ótimas para disfarçar tornozelos grossos e pernas finas. 

O cano alto é para mulheres de porte médio e alto, sendo que é preferível que a bota fique abaixo do joelho. Já o super longo é para mulheres altas e magras, que podem usar e abusar com minissaias", pontua; Fernanda Vasconcellos ficou com a de cano baixo.


   (Foto: Jefferson Ribeiro/AgNews)

Plataforma: o salto plataforma é o que acompanha a forma inteira do sapato e pode vir em madeira, cortiça, borracha, couro, e outros, conforme explica Priscila. "Indicado para usar com jeans, vestidinho, saia. É bom porque, apesar de alto, é super confortável", acrescenta.

A especialista avisa que o modelo é mais indicado para o dia; Monique Alfradique circulou pelas ruas do Rio de Janeiro com um modelo com fitas amarradas ao tornozelo
  

   (Foto: Felipe Assumpção/AgNews)

Oxford: de acordo com Patrícia, o modelo nasceu no século 17 na universidade de Oxford, na Inglaterra, e virou febre em todo o mundo. "Pode ser usado por todos os tipos de mulheres, da clássica à moderna. Para dar um ar chique e bastante sério, combine com alfaiataria", avalia; a atriz Tainá Müller já aderiu à tendência.



    (Foto: Marcus Paiva/AgNews)

Slipper: "É o queridinho da moda, são mega confortáveis", pontua Priscila. Segundo ela, o modelo está em alta e aparece nas vitrines nos mais diferentes estilos: com glitter, couro, tecido, estampa de animal print, entre outros; Mariana Rios foi clicada usando um modelo preto, com tacha.



(Foto: Orlando Oliveira/AgNews)

"Ele mistura a femilidade da sapatilha e o conforto do mocassin. Vai com tudo, calça, shorts, vestido e saia", observa Priscila, sobre os slippers; Nathalia Dill apostou em um modelo preto básico.




(Foto: Getty Images)

Mocassim: o mocassim tem um ar de sapato masculino, mas, com conforto e charme, conquista muitas mulheres. De acordo com Patrícia, o modelo nasceu entre as décadas de 80 e 90. "Vai bem com saias midi e mini, shorts, cigarretes e bermudas, sempre sem meia", dá a dica; Pixie Lott foi clicada com um modelo bicolor.



 (Foto: Getty Images)
 
Tamancos: existem diferentes tipos de tamanco. De acordo com Priscila, o babouche é do tipo que cobre a parte da frente, mas deixa o calcanhar à mostra, porém não tem salto. "Às vezes, um saltinho mínimo. É um sapato para o dia, não para eventos sociais"; a atriz e cantora Juliette Lewis apostou em modelo de cor neutra.



  (Foto: Orlando Oliveira/AgNews)

Já os clogs são mais associados aos saltos de madeira, bem altos, que entraram na moda recentemente mais também saíram de cena rapidamente, observa a estilista, conforme modelo ostentado pela atriz Giovanna Ewbanck.



  (Foto: Getty Images)
 
Mule: segundo Priscila, o mule é uma espécie de tamanquinho, fechado na frente e aberto atrás, conforme o modelo usado pela atriz Claire Danes. "Normalmente tem o bico fino, mas vem em modelos quadrados também. É mais despojado, combina com bermudinha, calça capri e saia, mas eu não indicaria para uma ocasião mais formal".
 

(Foto: Leotty Junior/AgNews)

Sapatilhas: para Patrícia, "a moda se 'apossou' destes modelos que vieram do balé e que conquistaram espaço no coração das brasileiras de vez"; Glória Pires não abriu mão do acessório na hora de viajar.



 (Foto: Phillipe Lima/AgNews)

A empresária afirma que as sapatilhas caem bem para todos os tipos de mulheres. "Podem ser encontradas com cores divertidas, brilhos, paetês, verniz, tecido, couro, matelassê, peep toe, com bico fino ou redondo. Além disso são muito confortáveis"; o modelo ostentado por Monique Alfradique é dourado e também conta com fivela no bico.


 (Foto: Wallace Barbosa/AgNews)

Rasteirinha: no Brasil, a rasteirinha também caiu no gosto das mulheres, já que o calor prevalece na maior parte do ano. "É a cara do verão. A rasteira perdeu o ar de “sandália de praia" e invadiu as cidades, ganhando contornos contemporâneos e detalhes que fazem toda a diferença, como apliques, brilhos etc sem perder o charme e o conforto – sua principal marca", observa Patrícia.

Por ser um sapato mais informal, não é indicada para eventos que pedem um look mais glamouroso; Carolina Dieckmann, que sustenta um estilo mais despojada, é frequentemente clicada com rasteirinhas de vários modelos.



   (Foto: Getty Images)

Mary Jane: muito conhecido no Brasil como sapato boneca, o modelo Mary Jane geralmente tem o bico redondo e uma tira que atravessa o peito do pé, que pode ser presa por diversos elementos, como botão, velcro ou fivela, segundo observa Priscila.

"É um sapato pra usar o dia todo, acho bem fofo para usar com saias e vestidos curtos. Por ter a tira no peito do pé, ele não corta a perna, então é ótimo para mulheres de qualquer tamanho"; Taylor Swift é uma adepta do modelo.

 
  (Foto: Leotty Junior/AgNews)

Sneacker: em evidência entre os visitantes da última edição do São Paulo Fashion Week, que terminou no último sábado (16), os sneackers são tênis de cano alto que, segundo Patrícia, nasceram entre as décadas de 80 e 90. “Combina com mulheres divertidas, descoladas e com ambientes informais. Pode usar na academia, no shopping, mas evite no trabalho, principalmente se o seu emprego tiver uma atmosfera clássica”, pontua. 

Ela lembra também que a peça costuma achatar um pouco a silhueta, por isso, as baixinhas devem ter cautela ao optar pelo acessório; Carol Nakamura, dançarina do programa Domingão do Faustão, já garantiu o seu.



  (Foto: Orlando Oliveira/AgNews)

Anabela: de acordo com Patrícia, as anabelas podem ser fechadas na frente, abertas ou peep toe, podendo ser usadas tanto com calças quanto com vestidos. "Atenção apenas com a proporção: se a perna for muito fina, prefira os modelos mais slim e se for gordinha, cuidado para não achatar a silhueta com um modelo muito bojudo", completa; Sthefany Brito apostou em um modelo delicado e feminino.

Para ler a matéria completa e descobrir outras dicas, acesse o link da matéria aqui e aproveite para encontrar seu par ideal conosco, aqui na Melo Alves, 357. Será um prazer.

Equipe Madame Valentine


Nenhum comentário:

Postar um comentário